Um torcedor, identificado como Paulo Alexandre Silva, foi morto na área externa do estádio Mangueirão, em Belém do Pará, após o clássico Re-Pa do último domingo (7). Paulo morreu baleado após uma confusão entre os torcedores na saída do jogo. Depois do episódio, o clube do Remo, Paysandu e a Federação Paraense de Futebol (FPF) se pronunciaram sobre o caso e repudiaram a violência no esporte.
“O Clube repudia quaisquer atos de violência, seja de quem for, e entende que o ambiente esportivo é um espaço democrático, inclusivo, de lazer e entretenimento, assim, temos como meta tornar o estádio de futebol uma atmosfera acolhedora e que possa ser frequentado por todas as famílias e pessoas”, declarou o Remo por meio de uma nota.
A vítima era torcedora do Remo. O time ainda destacou que “o futebol é um ambiente de paz e repudia qualquer ato desta natureza”. Por fim, a equipe se solidarizou com os familiares e amigos da vítima.
Também lamentando a violência, o Paysandu pontuou que o esporte é um entretenimento e não deve ser associado a atos violentos. O clube também pediu uma resposta rápida das autoridades sobre o caso.
“O clube também repudia toda e qualquer manifestação violenta dentro ou fora das praças esportivas e lembra que o esporte sempre tem de ser visto como entretenimento. Por fim, o Paysandu se solidariza com a família da vítima e espera por uma ação rápida das autoridades”, disse o time.
Já a FPF, por meio de nota, se manifestou sobre os atos e disse que não podemos “tolerar tais manifestações de covardia, pois elas vão de encontro aos mais fundamentais preceitos do espírito esportivo”. “Profundamente consternados, lamentamos o ocorrido e manifestamos nossa solidariedade à família e amigos da vítima, cuja vida foi tragicamente ceifada de forma injusta”, completou a FPF.
PM da reserva é apontado como autor dos disparos
A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) informou, nesta segunda-feira (8), por meio de nota ao g1 Pará, que o autor dos disparos durante a confusão que matou um torcedor, após partida entre Remo e Paysandu, em Belém, foi identificado como um policial militar da reserva.
Segundo o órgão, o homem não atua mais nas ações policiais e estava presente no estádio, neste domingo (7). Ele ainda não foi detido, mas a Segup disse que já tomou todas as medidas cabíveis para prender e responsabilizar o investigado.



